sexta-feira, 26 de agosto de 2016
A NECROMANTE
Frequentemente adeptos ao espiritismo baseiam-se em 1 Samuel 28.3-25 para tentar legitimar a necromancia (consulta aos mortos), e é bem verdade que este texto é de dificil compreensão quando lido superficialmente e isoladamente. Diante disto, senti da parte do Senhor a vontade de tentar esclarecer as dúvidas dos irmãos que existem sobre este contexto, e espero que eu alcance este objetivo.
A primeira coisa que devemos observar é que Deus não contradiz sua Palavra, e Ele condena explicitamente a consulta aos mortos, como vemos abaixo:
Isaías: 8. 19. "Quando vos disserem: “Ide consultar algum médium que fale com os espíritos; adivinho ou alguém que saiba murmurar encantamentos!”, porquanto o povo costuma recorrer aos seus deuses e aos mortos em favor dos vivos, 20. respondereis: “O que se deve fazer é consultar a lei e os ensinamentos!” Se eles não falarem de acordo com esta palavra, certamente jamais poderão ver a luz!
A segunda observação que devemos fazer é que a necromante afirmou que estava vendo "deuses", que em algumas versões está como elohim que é o plural de eloah, ou seja, ela não estava vendo UM ser apenas, mas sim vários "deuses" que formavam a figura de um ancião, o que pode indicar que a necromante estava recebendo informações de vários demônios (também chamados de espíritos malignos), que é bem plausível quando lembramos que os anjos caídos não são oniscientes e nem onipresentes, o que demanda que o reino do diabo seja bastante organizado, a ponto de formar uma grande rede de comunicação entre eles, baseada na mentira e em deduções feitas a partir da observação dos eventos que ocorrem na terra. Perceba que ela não disse o nome do ancião, mas no versículo 14, está escrito que "...Saul DEDUZIU que era Samuel".
Agora vamos analisar a suposta revelação da necromante!
Veja o que diz 1 Crônicas: 10. 13. "Assim Saul morreu por causa da sua infidelidade para com Yahweh, o SENHOR, porquanto não havia obedecido à Palavra de Yahweh e, além disso, procurou uma médium tentando consultar os mortos. 14. Tudo isso em vez de buscar o SENHOR. Por isso o SENHOR o entregou à morte e transferiu o reino a Davi, filho de Jessé."
Ou seja, Saul foi morto porque consultou a necromante ao invés de buscar ao Senhor incessantemente, e não apenas por ter desobedecido a ordem expressa de Deus com relação aos amalequitas, como disse a necromante no versículo 18!
Veja que Samuel em vida condenou a feitiçaria, e a necromancia é um ramo da feitiçaria!
1 Samuel: 15. 23. "Porquanto a rebeldia é como o próprio pecado da feitiçaria, e a arrogância como o mal da idolatria! Porque rejeitaste a Palavra de Yahweh, Ele também o rejeitou como rei do seu povo!”
Samuel quando vivo só falava o que ouvia da boca de Deus, e Deus já havia dito que rejeitara a Saul, e por este motivo fez com que Samuel nunca mais lhe dirigisse palavra alguma, veja:
1 Samuel: 15. 35. "E nunca mais Samuel tornou a ver Saul, até o dia de sua morte. Contudo, Samuel seguiu sua jornada de vida lamentando profundamente o ocorrido, mas de fato Yahweh se tinha arrependido de ter feito de Saul rei de Israel."
Se Deus proibiu Samuel de outra vez falar a Saul, quando aquele ainda estava vivo, por que o faria conversar com este após sua morte? É óbvio que Deus não faria isso, pois nEle não há confusão alguma!
Agora veja o tanto de mentiras que a necromante "profetizou ", além das que eu já mencionei anteriormente:
1. Ela disse que Saul seria entregue por Deus aos filisteus, ou seja, ele seria supliciado, morto pelos inimigos. Mas isso não aconteceu, pois Saul tirou a própria vida, conforme vemos abaixo:
1 Samuel: 31. 4. "Então Saul ordenou ao seu escudeiro: “Desembainha a tua espada e transpassa-me, para que não venham esses incircuncisos e antes de me matar me humilhem ainda mais!” Mas o seu escudeiro não conseguiu obedecê-lo. Então, imediatamente, Saul puxou sua própria espada e atirou-se sobre ela."
2. A necromante disse que os filhos de Saul (todos) morreriam com ele, todavia restaram pelo menos três, veja:
2 Samuel: 2. 8. "Enquanto isso, Avner ben Ner, Abner filho de Ner, comandante do exército de Saul, levou Ish-Bóshet ben Saul, Is-Bosete filho de Saul, a Mahanáim, Maanaim, 9. onde o proclamou rei de Gileade, sobre todos os asuritas, em Jezreel, Efraim, Benjamim e por toda a terra de Israel. 10. Is-Bosete, filho de Saul, tinha quarenta anos quando começou a reinar sobre Israel, e reinou dois anos. A tribo de Judá, porém, seguia a Davi."
2 Samuel: 21. 8. "Todavia, o rei mandou buscar Armoni e Mefibosete, os dois filhos que Rispa, filha de Aiá, tinha dado a Saul. Com eles também os cinco filhos de Merabe, filha de Saul, tinha dado a Adriel, filho de Barzilai, de Meolá."
3. A necromante disse que Saul morreria no dia seguinte, outra mentira, pois ele morreu mais de 10 (dez) dias depois da "profetada", conforme vemos em 1 Samuel 30.1,8,9,10,13,17 e 2 Samuel 1.2,3)
Deus é mentiroso? Mentiria Deus assim?
"Absolutamente não! Seja Deus verdadeiro, e todo homem mentiroso." (Romanos 3.4.a)
"Se o profeta fala em o Nome de Yahweh, mas a palavra não se cumpre, não se torna realidade, trata-se então de uma palavra falsa, que o SENHOR jamais pronunciou. Tal profeta falou com arrogância. Não o temas!" (Deuteronômio 18.22)
Mas ainda resta uma pergunta...
Na parte "a" do versículo 15 está escrito o seguinte: "Samuel disse a Saul..."
Diante disto, já que comprovamos que a necromante estava, na verdade, recebendo informações de demônios, por que está escrito que foi Samuel que disse a Saul?
A resposta é bem simples. Perceba que no versículo 14 está escrito que "Saul DEDUZIU que era Samuel...", ou seja, a partir do versículo 15 a perspectiva da narração muda completamente, agora sendo narrada do ponto de vista de Saul que deduziu ser, aquela figura vista pela necromante, Samuel!
Na Bíblia estão registradas palavras ditas por demônios, por satanás, por mentirosos, falsos profetas e etc. Claro que estas palavras não foram ditas inspiradas pelo Espírito de Deus, mas o REGISTRO destas palavras é INSPIRADO pelo Espírito de Deus! E é exatamente isto que ocorre neste versículo 15, um REGISTRO INSPIRADO!
Amém!
Diego Silas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postagens populares
-
Com base no que li em um site em inglês criei esta lista das coisas que Deus não disse, mas que todo mundo acha que sim. 1. "Deus ajud...
-
Recebi sua carta de 1 de setembro e vejo que têm passado por dificuldades quanto às questões que costumam afligir a todo jovem. Antes d...
-
A Bíblia mostra claramente que a igreja não é um edifício material, pois ela diz que Cristo amou a igreja e Se entregou à morte por ela...
-
Há muitos anos vi um filme de pessoas que vivem no futuro, depois da destruição da civilização por uma guerra nuclear. Lá esse grupo en...
-
Que bom saber que o Senhor abriu seus olhos para a confusão existente hoje na cristandade. Estamos vivendo a época de Laodicéia, quando...
-
O significado da palavra ‘dispensação’ no Grego é o mesmo que ‘economia’ ou ‘administração de uma casa’ sendo, portanto, uma certa...
-
Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o Senhor dos ...
-
1 TESSALONICENSES 4:15-18 Se, por um lado, o batismo do Espírito (Atos 2 e 10) marca o início da Dispensação do Mistério -- embora a ve...
-
Uma das coisas que mais intrigam aqueles com quem converso acerca de reunir‑se somente ao nome do Senhor é o fato das Escrituras não ap...
Nenhum comentário:
Postar um comentário