terça-feira, 18 de outubro de 2016

CRISTO FOI A PRIMEIRA CRIATURA DE DEUS?


Há quem diga que Paulo ensina em Colossenses 1:15 que Cristo é a primeira criatura de Deus por chamá-lo de "primogênito de toda a criação".
Primeiramente, é preciso entender que o termo "primogênito" na Bíblia, além de significar "primeiro filho", também é usado para indicar uma posição de importância ou preferência. Por exemplo, Deus chamou o povo israelita de "meu primogênito" (Êxodo 4:22). O reino de Israel, chamado às vezes de Efraim, foi também tratado por Deus como sendo Seu "primogênito" (Jeremias 31:9). O rei Davi recebeu a promessa de tornar-se o "primogênito" de Deus, embora fosse o oitavo filho de Jessé (Salmos 89:27).

Mas como saber o sentido da palavra "primogênito" em Colossenses 1:15? Basta ler os versículos seguintes. A explicação da expressão "primogênito de toda a criação" é dada pelo próprio Paulo: "POIS, nele, foram criadas todas as coisas". Será que Paulo explicaria que Cristo foi a primeira criatura de Deus afirmando que "TODAS AS COISAS" foram criadas através dEle? Isto seria, no mínimo, uma contradição.
Portanto, é evidente que Cristo é o "primogênito de toda a criação" por exercer supremacia sobre a criação de Deus, não por ser parte dela. O versículo 16 completo diz: "pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. TUDO FOI CRIADO POR MEIO DELE E PARA ELE". Ora, se "TUDO foi criado por meio dele", Ele não pode ser uma criatura, pois precisaria existir para ser criado! O fato é que Ele já existia antes que as coisas criadas viessem a existir: "Ele é antes de TODAS AS COISAS. Nele, TUDO subsiste. Ele é a cabeça do corpo, da igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, PARA EM TODAS AS COISAS TER A PRIMAZIA, porque aprouve a Deus que, nele, residisse toda a plenitude" (Colossenses 1:17-19).
Usar a expressão "primogênito de toda a criação" para rebaixar Cristo à categoria de "um deus menor", como afirmam alguns, é perder de vista que o objetivo de Paulo é EXALTÁ-LO À MAIOR DIGNIDADE e CELEBRÁ-LO EM SUA SUBLIMIDADE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares