sábado, 18 de fevereiro de 2017

SUPERSTICIOSIDADE DA RELIGIÃO

A superstição leva as pessoas a acreditarem que objetos e alimentos "bentos" possam fazer algum bem, enquanto objetos e alimentos "malignos" façam mal por terem demônios ou maldições associadas a eles. Faz lembrar o chaveiro de pé de coelho que alguns levam para dar sorte, mesmo sabendo que o coelho que tinha quatro pés só teve azar.

No cristianismo bíblico não vemos tal coisa. Não importa quantas vezes um padre benza o crucifixo que você leva pendurado no pescoço, ele não vai proteger você, a menos que seja de aço e o ladrão acerte o tiro bem no meio dele. Já viu gente que amarra fitinha do Senhor do Bom Fim no pára-choque para evitar batidas? Pois é...

Saiba também que nenhum benefício irá trazer o vidrinho de "azeite do Monte das Oliveiras", ou "sal do Mar Morto", ou "pétalas de Rosa de Sarom", ou sachê com "terra de Israel", coisas essas que dão um bom dinheiro para os mercadores neo pentecostais. Eles copiaram isso das famosas "relíquias" católicas que muitos levam no pescoço como proteção, supostamente pedacinhos da cruz, ou de um osso ou vestes de algum "santo" do catolicismo. Quando jovem tive uma namorada que tinha um pingente tipo uma caixinha com um pedacinho da roupa de algum santo. Pedi se podia ver e sem querer abri a caixinha e a relíquia desapareceu no gramado. Pelo que me consta ela sobreviveu e vive bem até hoje. Considerando que não me casei com ela acho que sua sorte até melhorou com a perda.

No primeiro século os cristãos na Ásia viviam numa sociedade de pagãos, e como saber se as pedras ou madeira usadas na construção de uma casa de um cristão não teria vindo de um templo pagão? Não tinha como saber, e quem visita Roma irá encontrar templos construídos com mármore tirados de templos pagãos.

Até a imagem de São Pedro no Vaticano é uma estátua de Júpiter, deus pagão romano, que recebeu um upgrade e ganhou chaves na mão. Tem uma foto aqui: www.aloha.net/~mikesch/peter-jupiter.jpg mas já está sem os dedos do pé direito, de tanto que o bronze gastou com milhões de pessoas passando a mão e beijando.

Aquele obelisco que fica bem no centro da praça do Vaticano já tinha uns dois mil anos quando Pedro nasceu, pois foi roubado do Egito onde era um símbolo de adoração pagã. Na versão romana ganhou um crucifixo no topo. Busque por obelisco de São Pedro que você encontra.

Muitos alimentos vendidos nas feiras tinham sido antes sacrificados a ídolos e demônios. Deviam ou não comer? Pouco importava, porque só eram ruins para quem os considerava ruins. Não havia restrições para um cristão, a menos que comê-los na presença de alguém com a consciência fraca pudesse servir como motivo de escândalo.

Então, sabe aquele frango com farofa da encruzilhada? Pode comer, mas eu não comeria porque você nunca sabe se foi envenenado ou se está com a data de validade vencida. A cachaça, então, nem pensar. Deve ser das mais baratas... :)

"Comei de tudo quanto se vende no açougue, sem perguntar nada, por causa da consciência. Porque a terra é do Senhor e toda a sua plenitude. E, se algum dos infiéis vos convidar, e quiserdes ir, comei de tudo o que se puser diante de vós, sem nada perguntar, por causa da consciência. Mas, se alguém vos disser: Isto foi sacrificado aos ídolos, não comais, por causa daquele que vos advertiu e por causa da consciência; porque a terra é do Senhor, e toda a sua plenitude. Digo, porém, a consciência, não a tua, mas a do outro. Pois por que há de a minha liberdade ser julgada pela consciência de outrem?" 1 Co 10:25-29

"Todas as coisas são puras para os puros; todavia, para os impuros e descrentes, nada é puro. Porque tanto a mente como a consciência deles estão corrompidas." Tt 1:15

Mas se você ainda não creu em Cristo como seu Salvador pode estar certo de que seu problema não é a maldição, o frango de encruzilhada ou a caveira de burro que alguém enterrou em seu jardim. Nem que você beba toda a água do Jordão ou coma todo o sal do Mar Morto, tempere sua salada a vida inteira com azeite do Monte das Oliveiras ou pendure fitinhas, crucifixos e medalhinhas pelo corpo, um destino terrível o espera, para o qual a única solução está em crer em Jesus como seu Salvador e Senhor. Aí você poderá dizer, como escreveu o apóstolo Paulo:

"Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.... Se Deus é por nós, quem será contra nós? Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas? Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará? É Cristo Jesus quem morreu ou, antes, quem ressuscitou, o qual está à direita de Deus e também intercede por nós. Quem nos separará do amor de Cristo? Será tribulação, ou angústia, ou perseguição, ou fome, ou nudez, ou perigo, ou espada? Como está escrito: Por amor de ti, somos entregues à morte o dia todo, fomos considerados como ovelhas para o matadouro. Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor." Rm 8:1, 31-39

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares