segunda-feira, 17 de abril de 2017

O FILHO MAIS VELHO


Luk 15:25 Ora, o seu filho mais velho estava no campo; e quando voltava, ao aproximar-se de casa, ouviu a música e as danças; 
Luk 15:26 e chegando um dos servos, perguntou-lhe que era aquilo. 
Luk 15:27 Respondeu-lhe este: Chegou teu irmão; e teu pai matou o bezerro cevado, porque o recebeu são e salvo. 
Luk 15:28 Mas ele se indignou e não queria entrar. Saiu então o pai e instava com ele. 
Luk 15:29 Ele, porém, respondeu ao pai: Eis que há tantos anos te sirvo, e nunca transgredi um mandamento teu; contudo nunca me deste um cabrito para eu me regozijar com os meus amigos; 
Luk 15:30 vindo, porém, este teu filho, que desperdiçou os teus bens com as meretrizes, mataste-lhe o bezerro cevado. 
Luk 15:31 Replicou-lhe o pai: Filho, tu sempre estás comigo, e tudo o que é meu é teu; 
Luk 15:32 era justo, porém, regozijarmo-nos e alegramo-nos, porque este teu irmão estava morto, e reviveu; tinha-se perdido, e foi achado.
Poderíamos escrever o versículo 28 como: Mas ele se indignou e não queria entrar. Saiu então o pai, se fincou e se empenhou em instar com ele, pedindo repetidamente, insistindo pela sua entrada urgente, e para que não adiasse, pois a ocasião era única.
instar 
v. 1. Tr. dir. Pedir, rogar ou solicitar com instância a. 2. Tr. ind. Insistir com. 3. Intr. Estar iminente. 4. Intr. Urgir. 5. Tr. ind. Questionar. 
instância 
s. f. 1. Ato ou efeito de instar. 2. Qualidade de instante. 3. Pedido urgente e repetido. 4. Insistência, pertinácia. 
instante 
adj. m. e f. 1. Que está iminente. 2. Em que há empenho. 3. Afincado, pertinaz, veemente. 4. Inadiável, urgente. 
pertinácia 
s. f. Qualidade de pertinaz. 
pertinaz 
adj. m. e f. 1. Muito tenaz. 2. Obstinado, teimoso. 3. Persistente. 
tenaz 
5. Aferrado, pertinaz, teimoso, obstinado. 6. Constante, firme 
a.fin.ca.do 
adj. 1. Que se afincou. 2. Pertinaz. 
a.fin.car 
v. 1. Tr. dir. Plantar de estaca; fincar. 2. Tr. dir. e pron. Insistir. 3. Tr. dir. Fitar. 4. Pron. Aferrar-se, pegar-se.
Na verdade os judeus recusaram-se a entrar apesar dos rogos insistentes do Pai, que correu abraçar o filho pródigo e saiu a encontrar o filho mais velho. O Pai queria dar ao mais velho o tanto que proveu ao mais novo. Ele desprezou o beijo paternal, um vestido novo, um anel e as sandálias (que já estavam em casa, que poderia ser dele se ele houvesse pedido ao Pai). 
Vemos o desprezo dos Judeus pela graça de Deus, pois a vontade de Deus era: Mateus 20:14 Toma o que é teu, e vai-te; eu quero dar a este último tanto como a ti. Não me é lícito fazer o que quero do que é meu? Deus queria nos dar (gentios) o mesmo tanto que dera aos Judeus 
Apesar de tem vido do campo cansado, com fome e com sede, recusou o convite do Pai para entrar na casa, e ficou do lado de fora. E hoje os Judeus permanecem com fome, com sede, cansados, com as vestes sujas, porque desprezaram a graça de Deus. 
Desprezaremos nós essa grandiosa e maravilhosa graça de Deus ?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares