Pergunta: Salomão era feiticeiro e idólatra, e por tudo o que fez perdeu-se eternamente?
Resposta: Essa questão geralmente é levantada por quem não conhece os desígnios de Deus, Sua graça e misericórdia. Pessoas cheias de justiça própria são rápidas em julgar quem não anda segundo sua própria cartilha, como fez o fariseu cheio de justiça própria em sua oração no Templo ao lado do publicano, cheio de pecados, porém arrependido e justificado.
Que Salomão colecionou muitos erros e pecados ninguém pode negar. Mas você acha que Deus usaria um feiticeiro para escrever ao menos três livros da Bíblia? Salomão é autor de Provérbios, Cantares e Eclesiastes. Foi ele que Deus usou para construir o Templo de Jerusalém e para ser uma figura de Cristo em seu reinado de paz no Milênio.
1Cr 28:6 E me disse: Teu filho Salomão, ele edificará a minha casa e os meus átrios; porque o escolhi para filho, e eu lhe serei por pai.
O fato de ele ter caído em idolatria não significa que foi condenado, pois certamente se arrependeu daquilo. Ou será que você também acha que não encontrará o apóstolo João no céu? Afinal, em Apocalipse por duas vezes João é mostrado adorando um anjo, o que é idolatria. Mas ele foi repreendido e aprendeu a lição.
Apo 19:10 E eu lancei-me a seus pés para o adorar; mas ele disse-me: Olha não faças tal; sou teu conservo, e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus. Adora a Deus; porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia.
Apo 22:8 E eu, João, sou aquele que vi e ouvi estas coisas. E, havendo-as ouvido e visto, prostrei-me aos pés do anjo que mas mostrava para o adorar.
Apo 22:9 E disse-me: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus.
Quando ler Eclesiastes considere aquilo a confissão de um homem que reconheceu sua pequenez apesar de sua grandeza exterior, e se arrependeu de ter buscado no lugar errado a satisfação para sua alma.
M.P.
Nenhum comentário:
Postar um comentário